CONTATOS
Contacte-nos
Redes Sociais





RENDIÇÃO TOTAL
Por Andrew Murray


"José foi levado para o Egito, e Potifar um oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos Ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor era com José que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas maos." (Gn 39. 1-3)

Essa passagem contém uma lição objectiva que ilustra muito bem o que Cristo pode ser para nós. José era escravo, mas Deus estava com ele de uma forma tão clara que até seu senhor o notou. "Vendo Potífar que o Senhor era com ele... ele o pôs por mordomo de sua casa." Isso foi algo de inesperado e pouco planificado. José fora escravo e se tornou em senhor. "Ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo quanto tinha."

Gostaria de pensar um pouco em José como um tipo de Cristo. Em nosso meio cristão, fala-se às vezes em fazer uma RENDIÇÃO TOTAL de todo nosso ser a Deus, o que é a coisa mais acertada a fazer, claro. Pois nesse texto temos uma bela ilustração desse facto. A princípio, José estava na casa de Potífar para servi-lo e ajudá-lo. E como serviu fielmente, conquistou a confiança de seu senhor, a ponto de este dizer: "Vou entregar a ele tudo que possuo", sendo ele escravo e hebraico, odiado pelos Egípcios.

Para muitos crentes, Jesus é apenas uma espécie de auxiliar.

E é exactamente isso que deve acontecer connosco. Muitos crentes conhecem a Cristo, confiam n’Ele, amam-No, mas Ele não é senhor de tudo quanto possuem; é para eles apenas uma espécie de auxiliar. Sempre que têm um problema recorrem a Ele; quando pecam, pedem-Lhe perdão com base na preciosidade do Seu sangue; quando se vêem em trevas, clamam. Mas a maior parte das vezes, vivem segundo aquilo que querem e pensam e buscam meios em seus próprios recursos. Mas como é feliz o homem que, como Potífar, diz de facto: "Vou entregar tudo a Jesus!"

Havia algo de diferente com aquele homem.

Existem muitas pessoas que já aceitaram a Cristo como seu Senhor, mas nunca chegaram a fazer uma absoluta e total rendição de tudo a Ele.

Se você, meu irmão, deseja esse descanso perfeito, gozo interminável, poder para trabalhar para Deus, aprenda com esse egípcio como se deve agir. Ele viu que Deus estava com José e disse: "Vou-lhe entregar toda a minha casa". Aprenda a fazer isso.

Os Motivos Para a Rendição

O que levou Potífar a fazer o que fez? A resposta é muito simples. Era servo do rei, que lhe dera um cargo de confiança, e tinha que trabalhar para ele. É bem provável que não tivesse condições para olhar por sua própria casa ao mesmo tempo. Seu tempo e toda a sua atenção, eram usurpados por Faraó. Tinha um dever para com ele, pois ocupava uma elevada posição. E assim, era de esperar que negligenciasse sua própria casa. É possível que no passado já tivesse empregado outros mordomos – escravos encarregados para supervisionar o trabalho dos outros – talvez tal servo nunca tivesse sido perfeitamente fiel; pode ter sido desonesto. A certa altura, ele comprou outro escravo, como já fizera vezes sem conta. Mas, neste novo servo, percebeu-se de algo que nunca vira antes em nenhum dos outros. Havia algo de diferente naquele homem. Tinha uma atitude de humildade; servia-o com fidelidade e amor, mesmo sendo escravo e além do mais, prosperava em tudo quanto fazia. Ponderando sobre a razão pela qual José era assim, Potífar chegou à conclusão clara de que Deus era com ele.

É maravilhoso poder confiar todos os nossos interesses a um homem com quem Deus está. Aquele gentio entendeu isso e posto mediante essas qualidades de José e da necessidade de um supervisor para colocar sobre toda a sua casa, Potífar decidiu dar o cargo a José.

É maravilhoso poder confiar nossos interesses a um homem com o qual Deus está.

Agora pergunto: esses dois motivos não bastam para que possamos dizer também: "Jesus será o Senhor de todo o meu ser"? Meu irmão, em que condições está sua "casa", sua vida espiritual, a habitação de Deus? Não é um facto que muitas vezes ela se encontra do mesmo jeito que o antigo templo de Jerusalém, o qual foi profanado e transformado numa casa de comercio e depois num covil de salteadores? Seu coração, que por direito deve ser a habitação de Jesus, às vezes, não se acha cheio de pecado, trevas e tristeza? É possível que você já se tenha esforçado ao máximo para modificar essa situação e já tenha recorrido a outras pessoas também. Deve ter lançado mão a todos os recursos que conhece para acertar essa situação, mas o mal só será sanado de facto quando Aquele a quem você pertence entrar e cuidar de tudo também em toda a sua vida pessoalmente – de verdade.

O Filho de Deus entrará em seu coração e assumirá a direcção.

Caso esteja com problemas ou em trevas, apresento-lhe agora o Filho de Deus, que entrará em seu coração e assumirá a sua direcção. Quer colocar Jesus em sua casa, assim como Potífar fez com José? Ele já não provou que é digno de toda confiança? Diga agora mesmo: "Jesus merece toda confiança; confiarei tudo ao seu cuidado." Pense no seu grande poder, no seu maravilhoso amor. Lembre que ele veio do céu para salvá-lo, que morreu na cruz derramando seu sangue, por causa de seu imenso amor por você. "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim."

Ele provará que merece sua confiança.

Será que tenho de suplicar em nome do amor do Cristo crucificado? Será necessário eu dizer: "Olhe para Jesus, o Filho de Deus, seu redentor"? Precisarei implorar-lhes que confie tudo aos cuidados dele? Deixe que ele tome conta de seu mau génio, de suas afeições pessoais, de seus pensamentos, de todo o seu ser e ele provará que merece essa confiança. Antes de José se tornar em mordomo, era escravo comum, na casa de Potífar e serviu-o da mesma forma que outros servos. Assim também, infelizmente, muitos crentes têm "usado" Cristo para obter bênçãos e auxilio, da mesma forma como usam tudo no mundo. Eles usam seus pais, o pastor, o dinheiro e tudo o mais que o mundo lhes pode ainda dar, para seu proveito próprio. E é provável que se usem de Jesus Cristo do mesmo jeito. Isso não está certo. Somos a habitação dele; ele tem todo o direito de vir morar em nós. Não quer fazer uma rendição total a ele agora, dizendo-lhe: "Senhor Jesus, de agora em diante, és o Supervisor da minha vida"?

As Dimensões da Rendição

No versículo 4, lemos o seguinte: "E lhe passou às mãos tudo o que tinha." E o verso 5 diz: "E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha" outra vez a mesma expressão "o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha" e mais uma vez a expressão; é a terceira vez. E o verso 6: "Potífar tudo o que tinha confiou" as mesmas palavras pela quarta vez "às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava." O que significa isso? Significa que Potífar entregou tudo nas mãos de José. Designou-o como chefe dos outros escravos e confiou-lhe todo o seu dinheiro, pois diz o texto que ele "de nada sabia". A única coisa que fazia era sentar-se à mesa e alimentar-se. Não é, realmente, uma rendição total? Ele entregara tudo nas mãos de José.

Entregue a ele suas afeições.

Agora responda: "Você já fez isto também?" É provável que já tenha feito mais de uma oração de consagração e tenha dito muitas vezes: "Jesus, entrego a ti tudo que tenho." Você pode ter dito isso com toda a sinceridade, mas talvez não tenha entendido muito bem quais as implicações de uma entrega dessas.

Muitas vezes, quando fazemos esse tipo de rendição, não conseguimos colocar na prática toda a nossa intenção e mais tarde acabamos retomando uma ou outra coisa que tínhamos como intenção deixar, esquecendo-nos levianamente de nossa intenção original. Por essa razão necessitamos entregar tudo a Cristo. Entregue-lhe seu coração, com todas as suas emoções. Diga a Jesus: "Senhor Jesus, entrego a ti, agora, todas as fibras de meu ser, todas as facetas da minha alma. Entrego-te a afeição que tenho por meu pai, minha mãe, minha esposa, filhos, por meus irmãos. Ensina-me a amar-te. Agora só tenho um anseio: amar-te. Quero entregar-te todo o meu coração para que seja cheio de teu amor."

Dê-lhe também seu intelecto. Ele aceitará sua entrega.

E depois de entregar-lhe o coração, dê-lhe também o intelecto: seu cérebro, seus pensamentos. Os crentes não fazem ideia do quanto estão defraudando a Cristo quando lêem a literatura do mundo. De um modo geral, nós ficamos tão atarefados com a leitura de jornais e revistas que dedicamos pouco tempo à leitura da Bíblia. Coloquemos aos pés de Jesus essa capacidade que Deus nos deu, essa mente que pode pensar em coisas celestiais, eternas e infinitas. Diga-lhe:

"Senhor Jesus, rendo a ti toda a minha capacidade intelectual, para que me ensines a pensar como devo, para que meus pensamentos estejam em ti e no teu reino."

Entregue a ele seu pai, sua mãe, esposa, filhos, casa, terras, e dinheiro; dê tudo a Jesus.

E relacionado com isso está nossa vida exterior, nossa actuação no meio social, nossa posição entre os homens, nossa associação com familiares e amigos. Está também o nosso dinheiro, nossos negócios, o emprego de nosso tempo. Temos que passar todas essas áreas de nossa vida às mãos de Jesus. Não temos como saber de antemão as bênçãos que tal rendição nos acarreta, mas não há dúvida de que elas virão.

Entregue tudo a Jesus porque ele é digno, reconhecendo que, por si mesmo, não é capaz de gerir tudo isso da maneira certa. Que Cristo seja o mordomo de tudo que você possui. Entregue a ele seu pai, sua mãe, esposa, filhos, casa, terras, e dinheiro; dê tudo a Jesus e verá que quando lhe damos tudo, recebemos tudo de volta multiplicado cem vezes.

A Bênção da Rendição

"E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, assim em casa como no campo." E se Deus abençoou aquele egípcio de forma tão maravilhosa por amor a José será que não poderíamos dizer:

"Se eu entregar minha vida nas mãos de Jesus, tenho certeza de que Deus abençoará tudo que possuo"? Afirme isso, meu irmão. Potífar confiou em José amplamente, e experimentou grande prosperidade, pois Deus estava com José.

Jesus o guiará, instruirá, guardará, e operará em sua vida.

Amado irmão, pode confiar nisso. Se você entregar tudo a Jesus, terá bênção em sua vida interior e exterior. Deus abençoou Potífar em casa e no campo, em todos os lados.

E que bênçãos você receberá? Não sei dizer, mas uma coisa sei: se você buscar ao Senhor Jesus Cristo e lhe entregar tudo, Deus abençoará tudo que possui. Haverá bênção para sua alma. "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti." Experimente confiar em Jesus para obter tudo de que precisa e confiar-lhe tudo que possui, receberá a bênção de Deus o perfeito descanso, o descanso da fé. Está tudo nas mãos de Jesus. Ele o guiará, instruirá, guardará e operará em sua vida. Ele será tudo para si também.

Não estou querendo dizer que não terá mais problemas e provações. Mas no meio a todos eles, poderá gozar da poderosa presença de Jesus, para lhe dar conforto, auxílio e orientação.

José foi vendido como escravo por seus próprios irmãos, mas via nisso a mão de Deus, aceitando esse facto. Cristo sofreu a traição de Judas, foi condenado por Caifás e entregue à crucificação por Pilatos, mas via em tudo a vontade do Pai e aceitou todos esses factos também. Entregue sua vida e tudo que lhe diz respeito nas mãos de Jesus, sabendo que até os cabelos de sua cabeça estão contados e que o Pai sabe até quando cai ao chão um pardal. Aceite isso agora e diga: "Entrego toda a minha vida inteiramente a Jesus. E tudo que me suceder está dentro dos propósitos dele para mim. E descansarei sempre na certeza de que isso é fato, quer na alegria ou na dor, na tempestade ou na tribulação."

Ninguém toca em um fio de cabelo nosso sem que Jesus o saiba.

Lendo o livro de Jonas percebemos que a mão de Deus estava em cada um de todos os passos do profeta. Foi Deus quem mandou a tempestade sobre o navio em que Jonas estava; foi ele quem mandou um peixe grande para engoli-lo e quem ordenou que depois o lançasse na praia. Foi Deus, mais tarde também, quem levantou o vento oriental quando o sol lhe queimava a pele, de sorte que Jonas ficou em desalento absolutista. Foi o Senhor também quem fez brotar a planta para dar-lhe sombra e depois quem mandou o verme para a ferir e o vento vindo do mar para secá-la rapidamente. Vemos, portanto, que todos os factos que nos possam suceder, que todas as bênçãos e provações nos vêm de Deus, em Cristo. Ninguém pode tocar num fio de meu cabelo, ninguém pode me dizer sequer uma palavra áspera, nenhum problema pode sobrevir-me sem que Jesus o saiba. Se minha vida estiver nas mãos dele, não preciso me preocupar com nada. Posso aceitar tranquilamente tudo que ele me der.

A única imagem que Deus quer ver em nós é a de Cristo.

Deus abençoou Potífar no campo, isto é, em tudo aquilo que possuía fora de portas. Assim, do mesmo jeito, Ele também terá como e porque abençoar todo o nosso relacionamento com outros e seremos uma bênção para eles; com nosso viver humilde, tranquilo, calmo, santo, comunicaremos consolo para todos; e com nossa prontidão em servir e ajudar a todos demonstramos o que o Espírito Santo, de facto, realizou em nós ou não. Deus se apraz muito em Jesus. E a única imagem que quer ver em nós é a de Cristo. Se entregarmos nosso coração e vida a Jesus, dizendo: "Senhor, quero que vejas em mim apenas a Pessoa de Jesus", estaremos a apresentar o sacrifício mais aceitável diante dele.

A Duração da Rendição

Quero chamar atenção para esse aspecto, pois, na maioria dos crentes, essa entrega total não dura muito. Algumas pessoas a experimentam e durante algum tempo gozam de muita alegria e satisfação, para logo de seguida começarem a diminuir em entrega e, algumas semanas depois mesmo, talvez alguns meses depois, já tudo acabou. Outros há que não a perdem de todo, mas queixam-se de que a experiência é intermitente. Dizem eles: "Quando fiz aquela rendição total a Deus, recebi muitas bênçãos, mas de lá para cá, elas vêm diminuindo bastante. Houve um sensível declínio em todo o meu ser."

Como foi que Potífar agiu? O verso 4 nos diz: "Ele o pôs por mordomo de sua casa, e lhe passou às mãos tudo o que tinha." Uma frase tão simples. Ele deixou tudo entregue desse jeito.

Na maioria dos crentes, essa entrega total não dura muito.

Ah, se você pudesse simplesmente dizer: "Passo tudo para as mãos de Jesus, deixando tudo entregue a enquanto a eternidade durar", veria que bênção lhe traria tal atitude. No caso de Potífar, ele sentiu que dali em diante, se poderia entregar por inteiro ao serviço do rei sem preocupações. Ao procurar salvar uma pessoa que se possa estar a afogar, eu posso estender-lhe uma das mãos enquanto me agarro com a outra em alguma coisa. Mas a melhor coisa será poder estender as duas mãos e só faz isso quem já entregou a Jesus toda a sua vida interior, suas preocupações e provações,  a quem rendeu todo seu para se dedicar à tarefa de realizar a vontade de Deus em tempo e disponibilidade integral. Você quer fazer essa entrega? Preciso insistir nesse ponto, pois sei que está sujeito a tentações. Uma delas será o facto de que as emoções que o acompanham na rendição, irão decrescer e em pouco tempo já não serão tão intensas. Outras tentações virão através das circunstâncias do nosso dia-a-dia. O fato é que elas virão, mas Deus permite que assim suceda para o nosso bem. Todas as tentações que nos sobrevêm trazem consigo uma bênção. É preciso que entendamos bem isso. Não devemos achar que fazendo uma rendição total hoje, ou amanha, ou quando for, mesmo que seja uma entrega profunda, teremos daí por diante uma vida certinha. Todos os dias, assim que Deus nos acordar pela manha, teremos que recolocar nossa vida, nosso coração, negócios e lar nas mãos de Jesus. Se for preciso, devemos esperar nele alguns minutos, em silêncio, até que nos fale:

"Meu filho, eu cuidarei de tudo; está tudo bem para hoje." E assim, todos os dias, pela manhã, ele repete-nos esta bênção e ao terminarmos nosso momento devocional levaremos connosco a certeza dessa verdade:

"Já tive comunhão com meu Rei hoje e está tudo batendo certo." Jesus assumiu o controle de tudo. E assim, diariamente, temos graça para passar tudo para as mãos de Jesus.

Existem alguns crentes sinceros que talvez nunca tenham entendido muito bem, que precisam entregar tudo a Cristo. Para esses, quero entregar uma mensagem do Pai: receba essa palavra em seu coração hoje e mesmo que não a entenda plenamente, confirme-a com os lábios, dizendo:

"Jesus, agora tu és dono de tudo que me diz respeito e vou aguardar em tua presença para que me digas como queres que eu seja e tudo o que queres que faça." Meu irmão, faça isso agora, sem mais demoras.

Todas as tentações que nos sobrevêm trazem consigo uma bênção.

Agora quero dirigir-me àqueles que já fizeram uma consagração anteriormente, mas anseiam fazer uma RENDIÇÃO TOTAL e perfeita. Essa rendição é possível, pois o Espírito Santo veio até nós com esse propósito: glorificar a Jesus e glorificá-lo em nosso coração, revelando-nos como pode apoderar-se totalmente de nossa vida; glorificá-lo introduzindo-o em nosso ser, para que possamos brilhar pela glória dele. Creia nisso. Se você estiver disposto a ter essa experiência, o Pai a concederá, através do seu Espírito Santo.

Faça sua entrega a Deus com uma oração simples: "Pai, todas as áreas do meu ser que quiseres preencher com a vida de Cristo, eu as entrego a Ti." E a resposta dele será: "Meu filho, receberás o quanto quiseres ter da vida de Cristo, pois tenho grande prazer em que meu Filho esteja no coração dos filhos dos homens."

  Voltar para Andrew Maurray